CHOROS E BRIGAS: Fanny ameaça nomear João M.


      Fanny irrompe no Alpendre lavada em lágrimas e atravessa-se em cheio no ensaio radiofónico que trazia Marco e Cátia em gargalhadas.
Ao ver a rapariga chorar, o pasteleiro da Amadora levanta-se de imediato, larga tudo e corre a saber o que se passa. Fanny conta que João M. decidiu afastar-se dela. Marco conforta-a. Fanny, todavia, acusa o algarvio de a desprezar e tratar mal. Está tão zangada que chega mesmo a disparar: «amanhã sou capaz de o Nomear!».

Marco pede calma e tenta repor o conflito em eixos mais justos, sempre a sublinhar que não está «a tomar partido de ninguém». Apesar de chorosa, a ‘bela portuguesa’ reage prontamente e acusa João M. de «gozar» com o facto de «ser gorda».



      Marco lembra-a de todas as vezes que ela «agride verbalmente» o algarvio, mas Fanny não aceita: «Eu digo as coisas alto; ele não! Ela reza para dentro e é por isso que passa sempre por santinho!».
Marco tenta aproveitar a ocasião para tactear o Segredo de Fanny, dizendo-lhe que algo se passa entre ambos e que as discussões resultam do facto de «terem um Segredo em conjunto». Tanto assim é que o pasteleiro já esteve «para carregar no Botão com três hipóteses: tens dois amores; deixei tudo por amor ou o João M. é o teu ‘ex’». Acrescenta que todos concordam com o seu palpite. Acontece que «as pessoas só começaram a desconfiar ontem, mas eu já comecei há mais tempo».
Fanny ignora o rumo que Marco tenta imprimir à conversa e volta ao que lhe interessa: «O João M. leva-me todos os dias ao limite e depois passa lá para fora que eu sou a apaixonadinha e ele…».

     
      Enquanto isso, Cátia – que deixou a amiga entregue aos cuidados de Marco – entra na Casa e vai ver de João M.. Juntamente com Miguel, a algarvia trata de apoiar o lado masculino da discórdia, uma vez que João M. também está em lágrimas.
O rapaz insiste que não é namorado de Fanny, que a rapariga tem noivo lá fora e que apenas está disponível para ser seu amigo e «lhe dar todos os conselhos que ela precisar».

Queixa-se das situações delicadas em que a ‘bela portuguesa’ o coloca. Miguel e Cátia colocam a hipótese da loira da Suíça se ter apaixonado por ele, mas João M. insiste que «sempre foi homemzinho» o suficiente para não lhe criar ilusões e ser sincero. Exasperado, desabafa:«Não é uma miúda de 19 anos que me vai dar cabo da cabeça!»
O rapaz não suporta mais a constante expectativa de mimos e deferências de Fanny e prefere afastar-se «para poder falar com outras pessoas e respirar»: «Ela conheceu-me como eu sou. Não foi a correr atrás dela e a dar-lhe carinhos». O rapaz diz-se «farto» e «cansado» dos ciúmes e da perseguição que Fanny lhe move «24 horas por dia», «em todos os cantos da Casa»: «Já chega, pá! já chega!».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podes ver também