Noite dos 30 anos na Casa dos Segredos


      Eles de chapéu, bigodinho e brilhantina, elas de plumas e lantejoulas




      Esta noite a Casa dos Segredos vai recuar no tempo e deixar-se contagiar por uma atmosfera bem ao gosto das inspirações dos Anos 30 do Século XX.A proposta para o serão é, pois, de festa e o único desafio que a Voz lança aos concorrentes é o de entrarem no espírito.

      Para os ajudar a 'vestir' a época e compor o 'boneco' que irão encenar pela noite dentro, a Voz faz-lhes chegar indumentárias e acessórios alusivos. Os concorrentes estão ao rubro com o inesperado programa do serão, mas será que no auge da loucura se lembrarão de sintonizar a frequência temporal certa?

      Parece que os rapazes adivinhavam!... O bigodinho à Clark Gable - novo visual que hoje começaram a adoptar na Casa - fica a matar com os chapéus brancos, os casacos riscados e as calças vincadas. As raparigas estão rendidas: «Ai, eles estão tão giros de fato!», exclamam embevecidas.Enquanto eles aprumam os colarinhos e ajeitam o nó às gravatas, elas atiram-se aos vestidos que chegaram à Casa. Preto, branco e vermelho são os tons de base das toilettes que devem compor. Cortes soltos e curtos, abusando das lantejoulas e paêtes, com muitas franjas à mistura para acentuar a sensualidade e o movimento.Exige-se bom gosto e requinte na composição das personagens que estão prestes a encarnar. Adereços de época não faltam: boquilhas, luvas, colares de pérola, pregadeiras brilhantes e reluzentes, penas e plumas, etc, etc, etc.

      «Epa!... Isto hoje é um 'look' a patrão!...», comentam os rapazes, que depressa adoptam uma pose entre o gangster e o sedutor.

      Elas, por sua vez, inspiradas nas divas que por essa época serviam de referência às mulheres, carregam na maquilhagem.
Andam algures entre Greta Garbo e Marlene Dietrich e procuram um visual sofisticado. Para que a imitação seja perfeita, esperemos que não se esqueçam de marcar a lápis as sobrancelhas e pálpebras nem de passar pó de arroz na tez.Na Venda do Pinheiro, sob uma noite morna que leva a Lua em crescente, já se erguem os brindes aos copos e ecoa o foxtrot.
A festa temática não podia ter sido mais bem escolhida, depois de uma tarde de cortar à faca, com as dramáticas revelações de Teresa a propósito da sua infância, depois de Paulo descobrir o seu Segredo. Toda a Casa chorou. Houve lágrimas, arrependimentos, remorsos e muita angústia à mistura.
É possível que, no meio de tanta excitação, os concorrentes não se recordem que a Década de 30 - apesar de suceder aos loucos Anos 20 - começou com a Grande Depressão e terminou com a guerra.Será a festa desta noite um aviso profético da Voz (que tudo vê e pressente), a ter em conta no embalo do froxtrot e do bourbon?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Podes ver também