Loucura toma conta da noite

   
      Com o adiantado da hora e no auge da excitação as confusões começam a propagar-se à velocidade da luz. Susana é a primeira a dar-se conta e recolhe ao quarto, tratando de pendurar as plumas e lantejoulas antes da apoteose final eclodir na Venda do Pinheiro.

      Ricardo está em Missão e tem que simular que está um pouco 'toldado' na sua lucidez. Está a sair-se às mil maravilhas. Cambaleante e imparável, encontra em Teresa uma aliada perfeita. Os dois fingem ser casados e desfiam cenas e cenas conjugais que contagiam os outros de boa disposição. O pior sucede quando Ricardo tem que cumprir a segunda fase da Missão que lhe foi destinada e seduzir Daniela S.. É que a morena não vai de modas e não se deixa encurralar. Tem andado leve e animada nos braços de Carlos e não está à espera de se ver subitamente apertada pelos ímpetos libidinosos de Ricardo. Foge dele como o Diabo da Cruz, mas Ricardo parece à prova de bala e não recua nem sequer quando, à beira das lágrimas, Daniela S. evoca o facto de ter uma filha e de estar «na Casa por causa dela».

      Não tão aflito como ela, mas não menos estupefacto anda João J.. É que Paulo também recebeu uma Missão da Voz e aproveita a euforia da festa e a loucura dos Anos 30 para o convencer da sua ambiguidade sexual. Entre confissões, vai-lhe narrando histórias e experiências que apontam para que, afinal, ache tanta graça a raparigas como ... a rapazes.

      João J. não quer parecer indelicado nem preconceituoso, mas está estupefacto. Contém os comentários, tenta refrear as reacções, mas está bem patente o seu choque diante na nova faceta que o viril Paulo lhe tem vindo a insinuar.O foxtrot continua a fazer-se ouvir e a festa está para durar. Entretanto, Marco também se irrita com as brincadeiras e atrevimentos de Cátia. Chama-a a atenção e, desta vez, não amolece nem mesmo com os derretidos pedidos de desculpa que ela tenta derramar sobre o seu colo. O pasteleiro deixa o Jardim e vai atrás de algum sossego, dentro da Casa. Acontece, porém, que encontra Susana na Casa de Banho e - fatal como o destino! - lá rebenta mais uma briga entre os dois namorados.

Será que a festa vai mesmo terminar como a Década de 30: entre guerras e conflitos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podes ver também