Miguel e lições de auto-estima

      No outro dia o Miguel decidiu dar uma lição de sedução, agora voltou a fazer de professor e a falar sobre auto-estima, mas os colegas não gostaram muito da aula, estavam todos com cara de sono.

      De óculos escuros postos, muitos dos alunos tentam mostrar-se atentos e interessados na aula do professor Miguel, embora reine o sono na Venda do Pinheiro em geral, e naquela Sala em particular.
      O psicólogo aproveita para fazer uma breve introdução sobre a matéria, explicando que ao contrário de outras ciências clínicas, esta apenas recorre ao diálogo, à análise e à empatia.
      Servindo-se de um exemplo da Casa, falou sobre Carlos e Daniela S. que pelo seu comportamento revelaram sinais de que mantinham uma relação amorosa.
Miguel aproveita ainda para explicar como as relações humanas se evidenciam nesta situação de jogo, e como é normal todos se esquecerem do que se trata, existindo pessoas a vê-los.
Após um momento teórico, o professor optou por uma aula mais prática, apelando ao debate de ideias e à participação de todos relativamente ao tema 'auto-estima'.
Todos os concorrentes masculinos falaram para o grupo, expondo o modo como se encaram a si mesmos ao longo dos vários momentos das suas vidas.
Os testemunhos são variados, embora todos possuam alguns traços em comum como o de verem os níveis da sua auto-estima variar ao longo das suas vidas.
Muitos dos homens da Casa referiram também que na sua infância tinham peso acima ou abaixo do normal e o modo como isso os influenciou a ter regras, e a praticar desporto, como escape e meio de transformação física.
      De todos os exemplos dados, Carlos foi o único que afirmou que a sua auto-estima esteve sempre muito elevada desde jovem pois sempre foi elogiado pelos seus olhos.
      Com a aula, ficou provado que gostar de si mesmo é algo que se conquista, mas que exige esforço e dedicação, e que se formos os primeiros a enaltecer as nossas características e capacidades, os outros também o farão.
É caso para dizer 'Se não gostarmos de nós. Quem gostará?'.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podes ver também